top of page

Política de Israel

       Israel é uma democracia parlamentar republicana baseada no sufrágio universal de representaçao proporcional. O sistema de governo no país se baseia em várias leis básicas decretadas pelo seu parlamento, o Knesset.

O maior cargo em Israel é o de primeiro ministro. O primeiro-ministro de tem 45 dias para formar o governo. A primeira vez que existiu uma escolha para o cargo foi nas eleições de Maio de 1996, por voto direto, mas desde então sua eleição direta não ocorreu mais.

No Knesset ficam os 120 parlamentares, que são eleitos de 4 em 4 anos. Nas eleições há voto distrital, ou seja, todos os eleitores votam nas mesmas listas partidárias. O sufrágio é universal para os cidadãos israelenses com 18 anos ou mais. Os locais de voto funcionam em todo o território.

Os principais partidos políticos que tem em Israel são: Kadima, Likud, Yisrael Beitune, Avodá, Shas, Shinui, Mafdal, União Nacional, Meretz, Balad e Hadash.

Israel tem os poderes executivo (primeiro-ministro), legislativo (Knesset) e judiciário (Suprema Corte de Israel).

A constituição de Israel foi influenciada por Cammon Law, além disso, o pais não possui texto constitucional escrito em um único documento e sim normas constitucionais dispersas em 11 leis básicas.

Você sabia que na frente do Parlamento, há uma estátua de uma Menorah.

Primeiros Ministros de Israel:

David Ben-Gurion

Moshe Sharett             

Levi Eshkol

Yigal Allon

Golda Meir

Yitzhak Rabin

Menachem Begin

Yitzhak Shamir

Shimon Peres

Benjamin Netanyahu

Ehud Barak

Ariel Sharon

Ehud Olmert

Atualmente o primeiro ministro de Israel é Benjamin Netanyahu.

Disposição das cadeiras no Knesset

Benjamim Netanyahu

Brasão de Israel

Partidos Políticos e ocupações no Knesset

bottom of page